terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Conheça e apoie a Casa da Juventude de Barra do Piraí



Na entrevista concedida ao A VOZ DO POVO o conselheiro tutelar afastado do cargo, Arnaldo Feijó, alega, que, como pai não poderia aceitar que uma criança com 4 dias de vida fosse parar na Casa da Juventude, de onde estou chegando agora de um encontro com a presidente Maria Aparecida da Silva. Reparem, que os jornalistas do A VOZ DO POVO grifam importante trecho da fala de Feijó, como se estivessem querendo apoiar o motivo alegado pelo “conselheiro”. Conheça agora a Casa da Juventude, a Caju, como é popularmente tratada em Barra do Piraí.
.
 A Casa da Juventude de Barra do Piraí, a Caju, instituição sem fins lucrativos considerada de utilidade pública nas esferas municipal, estadual e federal, foi fundada em 12 de Junho de 1964 como abrigo para menores num casarão da Avenida Cecília, próximo ao Centro da cidade.
Presidida desde abril do ano passado pela enfermeira aposentada Maria Aparecida da Silva, que tem como vice-presidente a advogada Tânia Maria Pereira Morais, a Caju abriga hoje 20 crianças, dentre elas dois bebes apreendidos pela Vara da Infância e Juventude de Barra do Piraí nas casas dos casais adotivos indicados sem o conhecimento e consentimento da Justiça pelo vereador Pedro Fernando de Souza, vulgo Pedrinho ADL (PRB), e pelo conselheiro tutelar afastado do cargo, Arnaldo Feijó.

Maria Aparecida da Silva - presidente da Caju

Com sede bem cuidada, organizada e bastante ampla, a Caju possui onze funcionários contratados e mais cinco cedidos pela Prefeitura de Barra do Piraí – uma professora, uma psicóloga, uma assistente social e dois para atuarem na área de serviços gerais. A instituição, que possui apoio financeiro somente do Governo Municipal, conta também com doadores e profissionais que atuam como voluntários em várias áreas como medicina e odontologia.
Na administração, além da presidente e vice-presidente, a Caju possui seis diretores e oito conselheiros, também voluntariados e sem quaisquer tipos de remunerações para atuarem na ponta da linha recebendo os menores que a sociedade teima em não enxergar.
Supervisionados pelo Ministério Público e Vara da Infância e Juventude de Barra do Piraí, a administração da Caju segue estritamente a legislação que protege os direitos das crianças e adolescentes abrigados. Sobre as declarações do “conselheiro” envolvido no caso de doações ilegais de crianças, a presidente Maria Aparecida disse: “O conselheiro trouxe várias crianças para cá. Se ele percebeu que a Casa da Juventude não possuía condições de cuidar de menores, porque não nos denunciou no MP?”. Para Maria Aparecida, que é enfermeira aposentada, há uma grande dose de hipocrisia na alegação de Arnaldo Feijó. “Nossa função aqui é cuidar das crianças e não encaminha-las para adoção. Nossa principal meta e fazer com que essas crianças retornem aos seus lares, quando eles existirem. A criança na Casa da Juventude só é adotada por determinação da Justiça e a pedido do Ministério Público”, desabafou a presidente, ressaltando, que assim que os bebês foram apreendidos pela Justiça e abrigados na Casa da Juventude, todos os exames médicos e laboratoriais necessários foram realizados pelos profissionais de Saúde voluntariados e cedidos pela Prefeitura de Barra do Piraí. “Foram contratados mais dois funcionários somente para cuidar deles”, encerrou.

Quem quiser ser um doador ou voluntário na Casa da Juventude, vá na instituição e conheça seu funcionamento, sua estrutura e sua administração.
Seria muito interessante também, que os governos estadual e federal não deixassem somente para a Prefeitura de Barra do Piraí, a incumbência de cuidar, volto a repetir, das crianças que a sociedade teima em não enxergar.

PARTE DA ESTRUTURA DA CAJU
Refeitório
Quadra de Esportes
O prédio na Avenida Cecília

2 comentários:

  1. Essa é a nova Casa da Juventude, que sobrevive com doações do povo barrense e com repasse da Prefeitura de Barra do Pirai/RJ. Se essa estrutura não é o suficiente para o Conselheiro, qual deveria ser?

    ResponderExcluir
  2. pois é, a caju, esta sempre melhorando, antes não existia aquela quadra, mas la tem tdo muito bem organizadinho e limpinho tbm. claro, eles estão sempre em busca de melhorar o local, mas infelizmente não tem esses recursos facilmente. como outras entidades que recebem altas verbas e não fazem o milagre que eles sempre fizeram.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário