quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Light joga quatro famílias pobres na rua como presente de Natal

Já chegou o Natal da Light!
Há 26 anos a família de Dona Fidelina da Silva Ribeiro, hoje com 62 anos, foi residir numa posse que recebeu o número 389 da Rua A no bairro da Casa Amarela em Piraí. O tempo foi passando, Dona Fidelina se separou do marido e a família foi crescendo com mais três casas construídas no terreno. Na casa um reside (ou residia?) Dona Fidelina e um filho com problemas especiais Luiz Fernando, de 24 anos; na casa dois o filho Josias da Silva Ribeiro (32), nora Naiara Marques Ferreira da Silva (18) e uma netinha de Dona Fidelina ainda bebê que completará um ano na sexta-feira, dia 16; na casa três Leandro e Daniela da Silva Ribeiro, filho e nora Dona Fidelina que residem com os filhos João Vítor (8) e Ana Lara de quatro meses; e para encerrar a casa quatro, onde a filha de Dona Fidelina de nome Aline da Silva Ribeiro (29) reside também com três filhos, Gustavo (10), Maria Luíza (7) e Bruna de 5 meses.

O Papai Noel da Light levou os presentes embora!
Por volta das 9 horas da manhã de hoje uma oficial de justiça acompanhada por força policial, funcionários da Prefeitura de Piraí e também pelo advogado da concessionária de energia Light S/A, informaram às famílias que todos teriam que sair imediatamente das residências por ordem judicial e até por força policial, caso fosse necessário. O Natal tinha chegado para família de Dona Fidelina e um de seus filhos necessitou de atendimento médico desmaiando com o presente de Papai Noel.
Segundo todos da família ouvidos por mim, ninguém tinha sido informado sobre a ação de despejo e eles só não foram parar com móveis, roupas, eletrodomésticos e utensílios debaixo de um viaduto na Rodovia Presidente Dutra, porque o conselheiro tutelar Rodrigo Batista Pereira, vendo a situação complicadíssima das crianças falou alto em nome das famílias e também do Natal, obrigando assim, que a assistente social da Prefeitura de Piraí se mexesse arrumando um imóvel para acomodar as famílias. “Ajuda a gente porque a Lolô (assistente social Heloísa) disse que só teremos moradia por três meses”, revelou-me Naiara lamentando o cancelamento da festa de um ano da filha.
A família informou que não estava conseguindo fazer contato com o advogado Waltair Magro Júnior, que reside em Volta Redonda e é pai de uma neta de Dona Fidelina.

A palavra da Light, ou melhor, do Papai Noel
Conversando com o advogado representante da Light S/A, que me pediu para não ser identificado e eu decidi atende-lo por entender sua condição profissional, me foi informado que o advogado da família ingressou na justiça comum com uma ação de usucapião sobre a posse há cerca de 10 anos, e que após terem o pedido rejeitado em primeira instância no Fórum de Piraí, recorreram e perderam novamente a causa no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, que decidiu pela reintegração de posse, segundo o advogado da Light, em junho deste ano.
Então eu perguntei ao advogado da Light por que às famílias não tinham recebido qualquer aviso sobre a ação de despejo e derrota do recurso no TJ/RJ? A resposta foi que, supostamente, o advogado da família tinha tomado ciência da decisão sem repassar as informações aos seus clientes.
Então eu forcei a barra com o advogado:
“Sendo o senhor uma pessoa da cidade, que já me confidenciou ser amigo de todos, por que não comunicou, ainda que informalmente, o que poderia acontecer com gente tão humilde e sem amparo de ninguém?”, perguntei.
“A única vez que eu fiz isso os moradores recrutaram um monte de amigos para empunhar cartazes em protestos contra ação”, alegou.
“Mas o senhor quer tirar do povo sua única arma que é o direito de gritar?”, outra pergunta que fiz.
“Sou profissional e o meu papel é defender o meu cliente”, encerrou.

Minhas pedradas no Natal da Light e no Papai Noel
Não vou jogar pedras no advogado da Light S/A e muito menos nos policiais que estavam lá para garantir a execução da ordem judicial notificada pela oficial de justiça. Eu pedi até para que os policiais militares saíssem da frente de minhas lentes para ninguém dizer depois que a culpa era deles.
Mas e a Light?
Como age essa empresa na região?
A Light é a empresa que bancou R$ 240 mil para o sobrinho do vice-governador Luiz Fernando de Souza Pezão (PMDB), o vereador de Barra do Piraí Gustavo Guy de Carvalho Horta Jardim (PMDB), montar uma barraca de lona na Expo Barra 2009 (veja post neste blog com o título: “Pezão vem beneficiando sua família desde 2009”).
A Light é a empresa que banca eventos com fortes suspeitas de atuação de laranjas realizados também pelo sobrinho do vice Pezão na condição de secretário de Cultura e Turismo de Barra do Piraí (veja posts neste blog com os títulos: “Sócio da Paiva Produções & Eventos revela que emprestou o nome empresa para amigo de Guy realizar Festival de Inverno de Ipiabas”; “Presidente da ARSF afirma que o dono do Camarote Taco é o produtor Marcelo Amorim”; “Eita titio bão sô!”; “Quem é o dono do Camarote Taco”; e “Vereador Gustavo Guy retribui defendendo a Light na Câmara de Barra do Piraí”).
A Light é a empresa que suga o sangue dos cidadãos e cidadãs da região desde a metade do século passado. Em sua mais recente investida contra os pescoços de pobres a empresa assinou um Termo de Ajuste de Conduta vergonhoso com a intermediação do vice-governador Pezão, do prefeito de Barra do Piraí José Luiz Anchite (PP) e vereadores. (veja posts neste blog com os títulos: “Um povo que não conhece e que não respeita sua própria história merece os representantes que possui!” e “Relação promíscua entre a Light e Prefeitura de Barra do Piraí”).
Essa é a empresa que viu seus anseios atendidos pela justiça às vésperas do Natal.

O que a Justiça acha do Natal?
Dirão os hipócritas que a Justiça não acha nada sobre o Natal porque é cega e cumpriu seu papel defendendo os interesses dos verdadeiros donos das terras. Trocando em miúdos pegaram um punhado de pobres e colocaram na rua em pleno Natal e em nome da justiça que não é tão eficiente assim quando a ação em jogo pode se voltar contra Light. Vide os campos minados na cidade do Rio de Janeiro.
E assim o rio continua seguindo em direção ao mar nessa podridão de país.
Noite feliz... Noite feliz... Ó senhor...
Os presentes que o Papai Noel da Light levou embora
A bebê não vai ter aniversário de um ano e nem mais o seu quartinho decorado.
Nas instituições eu não acredito mais. Mas, não perdi a fé em Deus e sei como Ele age. Essa menina que vai ficar sem o quartinho e sem a sua festinha de um ano, vai crescer e ninguém pode ignorar que pela vontade do Criador ela pode vir a ser poderosa, quem sabe até a presidente do Brasil que vai colocar os papais noéis canalhas na cadeia.

5 comentários:

  1. UMA SÓ PALAVRA ME VEIO A MENTE LENDO ESSA MATÉRIA


    COVARDIA

    ResponderExcluir
  2. A Light usa e abusa do espaço urbano - solo, subsolo, aéreo - e não paga um tostão por esse uso.
    A Light ganhou tudo de mão beijada e ainda se considera dona de tudo!?!?!?!?!!?

    ResponderExcluir
  3. KD A JUSTIÇA, QUE POR VEZES É TÃO INJUSTA!!!!
    EM SUA PRÓPRIA ORGANIZAÇÃO A JUSTIÇA É INJUSTA, COMO PODE, EM MUITOS CASOS, UM PROCESSO DURAR 20 ANOS, CERTAMENTE ESSA FAMÍLIA JÁ LUTA A ANOS POR SEUS INTERESSES... A DEMORA, A CORRUPÇÃO, A FRAQUEZA HUMANA, ENFIM, FALTAM HOMENS DE BOA VONTADE NO MUNDO, MAS, QUE DEUS ILUMINE ESTA FAMÍLIA

    ResponderExcluir
  4. Eu estou muito revoltada com tudo o que vem acontecendo, e ninguém faz nada, parece que o povo está anestesiado. Vejamos a covardia, que o desgovernador vem fazendo com os nossos heróis. No dia 16/12/2011, foi marcado uma manifestação, acontece que o desgovernador, juntamente com alguns deputados cercaram a Alerj e com policiais fortemente armados, parecia que estavam lhe dando com bandidos. Os bombeiros estão lutando por uma causa justa e merecem ser respeitados por esse safado do governador. Vá no google e mencionem SOS BOMBEIROS DIGNIDADE AOS 439 HERÓIS e vejam um ´bombeiro chorando. É muito triste e doloroso, que para ter um salário digno, ter que passar por humilhações. Vamos nos unir, para que não voltemos a escravidão e que os poderosos não venham pisar na classe menos favorecida. Juntos Somos Fortes. Feliz Natal e que Deus nos livre desse sistema corrompido.

    ResponderExcluir
  5. Paz para afamilia de dona Fidelina

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário